O objetivo deste estudo foi avaliar a taxa de concepção em cadelas após inseminação artificial intrauterina por videolaparoscopia. Um total de 20 cadelas foram inseminadas, sendo 10 com sêmen fresco e 10 com sêmen congelado. Os animais se encontravam em estro natural e sob acompanhamento da citologia vaginal. Quando aproximadamente 90% das células se apresentaram cornificadas, foram realizadas dosagens séricas de progesterona afim de se determinar o momento exato da inseminação. Três machos foram utilizados como doadores de sêmen e as coletas foram realizadas por manipulação digital. Após coleta o ejaculados foram analisados quanto ao volume, motilidade, vigor e concentração espermática. Para a inseminações utilizando sêmen fresco, a coleta foi realizada momentos antes do procedimento, e o sêmen acondicionados em banho–maria a 37°C até o momento da inseminação. Amostras destinadas a inseminação com sêmen descongelado, obtiveram mesmo processo de análises após coleta, seguindo para o processo de congelação, permanecendo congeladas por no mínimo uma semana, e então descongeladas momentos antes do procedimento. De acordo com os concentrações séricas de progesterona, as inseminações intrauterinas por videolaparoscopia foram realizadas, sendo cada corno uterino inseminado com 1mL de sêmen, em concentração de 250x10
Avaliação da técnica de inseminação artificial intrauterina em fêmeas caninas por videolaparoscopia com sêmen fresco e descongelado.
6 espermatozóides/mL nas cadelas inseminadas com sêmen fresco e 80x106 espermatozóides/mL naquelas inseminadas com sêmen congelado. Após 7 dias as cadelas foram ováriosalpingohisterectomizadas, sendo o lúmen das tubas e cornos uterinos lavados com solução de PBS. Embriões foram encontrados nos lavados de 7 cadelas inseminadas com sêmen fresco, e em 5 inseminadas com sêmen descongelado. Concluiu-se que o procedimento de inseminação artificial intrauterina por videolaparoscopia revelou ser alternativa interessante como biotécnica reprodutiva principalmente no uso de sêmen descongelado.